Palestra: Programa Preparando para a Aposentadoria

11/03/2019

A aposentadoria representa uma das mais difíceis mudanças na existência humana. Por isto, um tempo de reflexão e de preparação é necessário para que se perceba que esta nova fase implica não apenas em uma reorganização de vida, mas também, em uma profunda reconstrução na forma de pensar, de se posicionar e de vislumbrar o futuro.
Diante disso, desde 2015, temos o Programa Preparando para a Aposentadoria institucionalizada, programa este idealizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Realizamos encontros bimestrais com os funcionários a fim de prepara-los para esta nova fase da vida. Diante da importância desta ruptura, cada um precisa aprender a recriar uma nova identidade, apoiando-se nos valores que reconhece em sua personalidade e não mais sobre o status ou a imagem social que antes lhe era atribuído pelo trabalho.
Dando continuidade às atividades deste programa, em, 27/02/2019, realizamos nossa primeira oficina de 2019, com a ilustre parceira, Elizabeth Hernandes de Oliveira que ministrou uma palestra com o tema: “Quem sou eu agora que estou aposentado?” É preciso aprender a se aceitar em um novo contexto, diferente daquele do mundo profissional; sendo primordial um reposicionamento em termos de identidade de modo que o sujeito consiga desenvolver plena consciência. Tivemos depoimentos emocionantes de funcionários sobre os planos para o futuro e a gratidão de ter construído uma vida profissional neste Hospital Regional de Assis.