Programa de Anti-Tabagismo para servidores do HRA

25/03/2019

Em parceria com a CRATOD/ Saõ Paulo, DRS IX / Marília e a SMS/ Assis, o Hospital Regional de Assis através da Gerência Recursos Humanos no dia 18 de março realizou a abertura do Programa de Anti-Tabagismo que atenderá ambulatorialmente os funcionários; tendo no 1º grupo inaugural a participação de 16 servidores. O programa é destinado a ajudar o fumante cessar o vício, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido.
O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. A organização mundial da saúde (oms) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. o tabaco também causa impotência sexual.
Benefícios de parar de fumar
Se parar de fumar agora...

Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

  • após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora;
  • após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade;
  • após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.