HEMONÚCLEO

Hospital Regional de Assis - Pça. Dr. Symphrônio A. dos Santos, s/n Cep: 19814-015 Centro - Assis-SP Fone: (18) 3302-6025          

 Ciclo do Doador

RECEPÇÃO
O doador é recepcionado por um profissional do Banco de Sangue e apresenta documentos de identificação oficiais com foto.


Doador apresentará documento oficial com foto (RG)

PRÉ TRIAGEM
Em seguida o doador é encaminhado para pré triagem quando são realizados exames para verificação de sinais vitais como temperatura, pulso, pressão arterial e dosagem de hemoglobina.


Pré triagem

TRIAGEM CLÍNICA
Da Pré triagem o doador é encaminhado a Triagem Clínica onde será submetido a uma entrevista cujo objetivo é assegurar sua saúde e para verificar se ele não foi exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.


Triagem Clínica

COLETA
Se aprovado, o candidato será encaminhado à Sala de Coleta para realizar a doação de sangue. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica descartável que já tem uma quantidade padronizada de anti-coagulante Durante a coleta serão retiradas amostras de sangue para a realização de testes de doenças transmissíveis por sangue como HIV, Hepatite B, Hepatite C,HTLV, Sífilis e Doença de Chagas. E também será realizada a Tipagem sangüínea ABO e Rh e Pesquisa de anticorpos Irregulares.


Coleta

Caso haja qualquer alteração no resultado dos testes sorológicos você será convocado para repetir os exames. Mas não fique preocupado, pois esses testes são muito sensíveis e tem o objetivo de triagem e não de diagnóstico o que pode como em qualquer exame laboratorial, levar a resultados falsos-positivos. Portanto, o eventual resultado não negativo para um ou mais testes não deverá ser interpretado como diagnóstico.

LANCHE
O Ciclo da Doação se encerra com um lanche que é oferecido gratuitamente para garantir o bem-estar do doador após a coleta.


Lanche