Histórico

1970 - Rotary Club - Criar um hospital para suprir o déficit de leitos hospitalares da cidade de Assis. 

1972 - Rotary Club, Mitra Diocesana e Outros Segmentos Filantrópicos - Iniciam a construção do hospital para a cidade de Assis, denominado " Hospital Distrital de Assis". 

1988 - Após 16 anos de construção, essas entidades filantrópicas entregam o hospital com 75% da obra construída para o Governo do Estado de São Paulo. 

1990 - Governo Quércia - Após dois anos de paralisação o Governo do Estado de São Paulo retoma a construção da obra, e designa a equipe de profissionais do Escritório Regional de Saúde de Assis- "ERSA-20". 

1991 - O Hospital Regional de Assis é inaugurado e aberto para atendimento da população em 21/09/1991, sendo regulamentado pelo Decreto Lei 33.380 de 23/09/1991, que cria sua estrutura. 

1995 - O Hospital Regional de Assis deixa de ser subordinado ao ERSA-20, atualmente DIR VIII- Direção Regional de Saúde de Assis e passa a ser vinculado diretamente a Coordenadoria de Saúde do Interior -CSI. 

2001 - O Hospital Regional de Assis atende unicamente aos usuários do Sistema Único de Saúde -SUS, compreendendo a população do 25 municípios de abrangências da DIR VIII. 

2002 - Celebrado Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo e FAMEMA- Faculdade de Medicina de Marília. 

2006 - A Direção Regional de Saúde de Assis - DIR VIII é extinta pela nova reestruturação das Regiões de Saúde do Estado, surge a nova denominação para esta organização da rede de saúde estadual, Departamento Regional de Saúde – DRS-IX com sede em Marília-SP. Estado de São Paulo existem 17 Departamentos, que são responsáveis por coordenar as atividades da Secretaria de Estado da Saúde no âmbito regional e promover a articulação intersetorial, com os municípios e organismos da sociedade civil. O HRA é referência em saúde em duas micro regiões de saúde: Assis e Ourinhos que estão dentro da abrangência da DRS IX de Marília-SP. 

2008 - Inauguração de UTI Pediátrica e Clínica Pediátrica.

2010 - O Hospital Regional de Assis fica em 9º lugar, entre os melhores do Estado de São Paulo, na avaliação feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que realizou uma pesquisa que ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos conveniados.

2011 - Houve uma grande mudança de Gestão com a proposta de implantação da proposta de Planejamento Estratégico, utilizando dispositivo de Colegiado de Gestão como uma ferramenta de Gestão Participativa que veio de encontro com a Proposta da Secretaria de Saúde com o Contrato Programa alinhando Planejamento Estratégico envolvendo todas as esferas dentro da unidade.

2013 - Instalado tomógrafo de última geração. A unidade também foi contemplada pelo Ministério da Saúde no plano de expansão em radioterapia.

2014 - Início das atividades de urgência de risco vermelho com a implantação do Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR).

2015 - Implantação do S4SP, sistema de Informatização da Saúde.